Rota de cicloturismo no nordeste: Fortaleza-Jeri
Para quem gosta de pedalar por praias desertas com mar cristalino, hidratar-se com muita água de coco e se deliciar com peixes e frutos do mar pescados no mesmo dia, esta é a rota ideal. De quebra o litoral setentrional nordestino – que vai do Rio Grande do Norte até o Maranhão – brinda os ciclistas com muito vento a favor, o que torna a pedalada ainda mais prazerosa.
A rota de Fortaleza a Jericoacoara tem aproximadamente 300 km de extensão e pode ser feita entre 5 e 7 dias. Como mais de 70% do trajeto se dá pedalando pela areia da praia, é preciso conhecer e respeitar a tábua da maré, para saber com antecedência quando ela estará baixando e, principalmente, quando estará subindo.
Os 300 km do litoral cearense nos brindam com praias inesquecíveis ao longo de toda rota cicloturística, como as praias de Paracuru, Lagoinha, Flecheiras, Icaraí, Ilha do Guajirú e a própria vila de Jericoacoara. Além das praias, os vilarejos, as imensas plantações de coco, os cajueiros e as estações de energia eólica complementam a experiência única de pedalar nestes locais.
O roteiro pode ser feito de maneira autônoma ou em grupos organizados que partem da capital, Fortaleza. Há pousadas em todas as cidadezinhas e também é possível acampar nos quiosques das praias conversando com os proprietários.
O trajeto inverso, ou seja, de Jericoacoara até Fortaleza, não é recomendado por conta do vento contra. Mas para os mais experientes e com as pernas em dia, também pode ser feito.
-
-
Suporte em alumínio para garrafa PET com straps
Suporte de caramanholha de bicicleta para garrafas de água grandes tipo PET ou térmicas de até 2,5 litros
-
Alforje de bicicleta 30 litros Corisco
Alforge impermeável para cicloturismo com 30 litros de capacidade da Corisco. Fechamento estanque é feito com lona reisistente.
-
Bolsa de selim bikepacking Calango
Bolsa de selim bikepacking Corisco. Impermeável com arreio para fixação no selim. Resistência e a prova dágua para cicloturismo de aventura.